Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Espírito de Natal



Espírito de Natal

O que é isso? É a hipocrisia de se fingir que nesta época todos são amigos quando no resto do ano vivem em brigas constantes uns com os outros? É a necessidade de oferecer uma prenda (vulgo presente) a alguém que nem sequer conhecemos bem os seus gostos?
Espírito de Natal deveria ser celebrar o nascimento (natal) de alguém, neste caso, seria festejar o nascimento de Jesus de Nazaré, segundo os conceitos cristãos.

Creio que o erro começa logo por aí mesmo! Sabe-se, hoje, que Jesus não nasceu a 25 de Dezembro, mas ninguém sabe, sequer, quando ele nasceu. Mas isso não importa, o que deveria importar seria, sim, celebrar o nascimento de alguém que nos veio apresentar uma filosofia radical de vida, para os conceitos da sua época e, ainda, não completamente interiorizada nos dias de hoje. Para a instituição designada por Igreja é pundonor (ponto de honra), é dogma (aquilo que não se discute), afirmar que Jesus nasceu conforme nos ensina a tradição. Mas esse dia não é mais do que a celebração da antiga festa pagã do solstício de Inverno. Então, quando nos é transmitido durante anos, muitos anos duma vida, e muitos anos de diversas vidas, que uma mentira deve ser celebrada como se duma verdade se tratasse, isto só pode incentivar situações de hipocrisia. Veremos nós, por acaso, a Igreja desligar-se do conceito comercial da imagem do Pai Natal recriada pelo departamento de marketing duma empresa norte-americana, no início do séc. XX? E o que vemos nós? O Pai Natal, aguerrido incentivador do consumismo materialista, a pulular pelos centros comerciais, fazendo com que as pessoas gastem o dinheiro que têm e ainda aquele que não têm. É esse o espírito de Natal? Desperdiçar rios de dinheiro em coisas supérfluas enquanto crianças, adultos e idosos morrem de fome e de frio por este mundo fora, e bem ao nosso lado, também!

 

Ah! “Fala sério!” como se diz no Brasil. Por favor, que alguém me ajude a expulsar de perto de mim o espírito natalino (natalício), valha-me Deus!
Voltemos, então, ao nascimento do filósofo, ou profeta, Jesus. O que ele nos ensinou? O que veio transmitir-nos? Entre muitos ensinamentos, ele disse: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós”. (Mt 7:12)

É por aqui que deveríamos começar: fazermos algo aos outros. Não apenas na época do Natal, mas especialmente nos outros 11 meses ou nos restantes 364 dias do ano e não somente num dia ou num mês concreto. Por quê vivermos de costas uns para os outros e depois sorrirmos no Natal!? Por quê não darmos de comer a quem tem fome, mas desperdiçarmos comida no Natal!? Por quê não ajudarmos a aquecer quem verdadeiramente tem frio, mas comprarmos roupas caras para usar, ou oferecer, no Natal? Por quê despedirmos trabalhadores e oferecermos prendas caras aos nossos familiares!? Por quê… por quê tudo isso? Por quê… não sei! Mas porque assim é, e porque as pessoas não fazem tenção de mudar nem melhorar tudo continua mal.

   É chegada a altura de expandirmos a nossa consciência, pois 2012 está aí, e começarmos a mudar as nossas formas de pensar e as nossas atitudes. Se achamos que é hipocrisia fazermos algo, então, não o façamos. Pouco importará o que os outros possam dizer. Enquanto continuarmos a fazer seja o que for contra a nossa vontade nada irá melhorar. Os velhos paradigmas precisam de ser abandonados para darmos lugar a novos conceitos e fomentarmos uma sociedade mais justa, mais humana. Esta será a nova filosofia de 2013 em diante. Nada de mal irá acontecer em Dezembro de 2012 excepto mais uma viragem astronómica e astrológica que já vem influenciando algumas mentes e consciências, desde há já alguns anos, empurrando-nos para atitudes de amor incondicional.
João Galizes

P.S.- Em tempo, fiquei a saber depois de colocar este post que durante a Missa do Galo (deste Natal de 2011), o Papa criticou a degenerescência consumista das festas de Natal. Bento XVI afirmou, nomeadamente, que "hoje o Natal tornou-se uma celebração comercial..."